terça-feira, 31 de maio de 2011

Relato de Estágio (sucesso ou não; limites e possibilidades)

“Africanidade na Educação Infantil” este nome surgiu à partir das experiências vividas nas intervenções feitas na escola, quando comecei a falar da cultura afro, todas as crianças começaram a prestar à atenção, pude perceber que não seria difícil aplicar o conteúdo planejado.
Mas quando menos esperei, me deparei com uma criança que não fazia nada, eu à chamava e nada dela atender, então a professora titular da sala veio até à min e me disse que ela é autista, na hora o meu mundo caiu fiquei morrendo de medo, pois a professora me disse que ela não fazia nada, comecei a pensar como poderia fazer para que ela participasse pelo menos um pouco.
Meu primeiro dia de aula apliquei um diagnóstico através de uma dinâmica onde foi utilizado balões de soprar colorido, ela ficou fascinada com tantas cores, quando comecei a distribuir os balões, logo entreguei um balão para ela, ela participou de todo o processo da aula, fiquei tão feliz que para min, naquele momento já tinha a certeza que a minha intervenção já tinha ficado marcada em cada uma daquelas crianças, e que por mais difícil que seja podemos sim fazer a diferença.
Pude perceber que não existe limites para uma boa prática pedagógica e sim várias possibilidades de resolver situações onde nos achamos constrangidos. Valter Bracht (2007) diz que
 “Mesmo diante de tantas dificuldades, alguns professores ainda conseguem construir, por meio de (re) significações e contextualizações das teorias pedagógicas críticas, uma prática pedagógica inovadora capaz de romper com a idéia tradicional de ensino nas aulas de educação física escolar”. (BRACHT, 2007, p. 420).
É com esse pensamento que comecei a refletir como é importante as práticas pedagógicas de um bom profesor, diante as dificuldades encontradas tive o prazer de pensar em uma forma, em que os alunos se interagissem uns com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário