segunda-feira, 30 de maio de 2011

Meu primeiro dia de Aula...


No primeiro dia de aula fiz um diagnóstico onde possibilitou conhecer as crianças de uma forma mais ampla, claro que não conheci tudo sobre elas mas sim um pouco de cada um.
No primeiro momento chegando na sala de aula para buscar as crianças, logo um deles olhou, olhou, e perguntou: É duas professora de Educação Física hoje tia e a professora Maria Constância disse logo a eles, que seria sim, duas professoras.
Seguimos então para a sala de vídeo onde tem um espaço grande e arejado, e a professora me deu a vez, foi aí que expliquei para as crianças quem eu era e para que estava ali.
Logo após este diálogo, pedir para que fizessem um circulo e comecei a entregar um balão para cada criança e pedi para que colocase dentro da mão onde o coleguinha não podesse ver, foi um arraso um escondendo do outro os balões, depois pedir a eles que pegassem o balão e começasse a encher e pensar em elementos que fossem relacionados, ao que poderia ser maculelê na visão deles.
Neste momento pedi para que todos fechassem os alhos, e as crianças foram fechando gradativamente, de acordo que um viu o outro com o olho fechado, todos foram fechando. Mas o que mais me chamou a atenção que o primeiro a fechar o olho foi o Talison, não esperaba isso dele nunca, pois pelo primeiro momento imaginei que fosse o mais atentado da sala, pois a professora tinha me dito que ele era o mais elétrico, nossa neste momento o Talison ficou louco, ele começou a pular com vontade de abrir os olhos de tanta ansiedade em dizer o que estava pensando, e começou a bater o pé no chão tão forte que pensei que estava acontecendo algo de errado com ele, então quando todos estavam ali com os olhos fechados comecei a contar, disse a leles que iria contar até trinta e quando terminei de contar Talison deu um pulo e começou a falar disparadamente o que tinha pensado, ele falava tão rápido que ninguém entendia nada. Pedi a ele que se acalmasse e começasse a falar bem devagar para que todo mundo podesse entender, então ele começou “eu, eu, é eu tava no meu sonho e eu vire um gingano capoeira tia e depois eu virei o mestre com uma corda na barriga ai eu tocava aquele negócio e, e, … já sei eu era o tio que ensinava o maculelê e a capoeira tia”.
Então comecei a elogiar a história dele e que ele poderia ser de verdade um mestre da capoeira, acabando a história do Talison pedi para que todos formassem uma dupla com o coleguinha do seu lado, Higor me perguntou “dupla é de dois tinha”,logo respondi que sim, então pedi e depois de ter formado as duplas pedi para que trocasse de balão com o coleguinha da dupla, logo após ter trocado os balões, pedir para que colocassem debaixo do bumbum e sentassem em cima dos balões, para que os balões estourassem, no momento de estourar os balões foi a maior festa, mas não seria tão fácil assim pois a Amanda não quis estourar o balão então eu perguntei a ela porque ela não quería estourar e ela me disse que estava com medo, e começou a chorar, fui até ela e pedi a ela que escolhece um coleguinha para estourar no lugar dela, e o Talison como sempre, deixa eu tia deixa eu, eu disse a ele que não que seria a Amanda que escolheria, ela deu um sorriso e escolheu a Ana amiguinha inseparável, Ana foi sentou em cima do balão e estouro-o.
Assim que todos os balões estavam estourados, pedi para que todos olhassem debaixo do bumbum que ali estaría uma surpresa todos começaram a se levantar e pegar o papel que ali estava, eles pegaram o papel e começaram a perguntar o que era, sentamos em um grande círculo novamente e começamos a dialogar sobre o desenho que eles estavam vendo, todos juntos começaram a perguntar o que era aquilo comecei a explicar cada desenho, sobre sobre os elementos do maculelê, muito me surpreendeu como eles ficaram quietos para ouvir a explicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário